Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Looping [work in progress]

24 Set, 2020

Looping é uma obra de teatro transdisciplinar, com uma forte componente musical – foco desta apresentação – que se propõe a prestar homenagem ao amor.
Partindo desta intenção, mergulhamos na observação do amor no seu sentido mais amplo e na análise do mesmo, tendo a perfeita noção de que há matérias que não se traduzem, nem se expressam de forma consciente ou racional.
A trama que estamos a desenvolver foca-se num exemplo de amor romântico heterossexual. Um homem ama uma mulher, que por sua vez não o ama (ou já não o ama) de volta.
Interessa-nos explorar a dinâmica amorosa entre mulher e homem, como aspetos circundantes a esta relação, nomeadamente políticos, económicos, sociais e biológicos.
O facto de iniciarmos este processo de criação, que orbita em torno do amor, sem uma intérprete feminina, trouxe à flor da pele algumas inquietações relativas à representação da mulher na cultura: na arte, nos media, etc… Nomeadamente a falta de representação, de representatividade e a misrepresentation.
Como poderemos dar uma voz com substância real a ambos os lados da equação e não cair no erro de usar a figura feminina como uma tela vazia onde a personagem masculina projeta narcisisticamente os seus ideais, medos e fantasias?
Será este um gesto de amor?
Entre outras, foram estas as questões levantadas nesta residência que nos servirão de alimento para o futuro.
Looping estreará no Passos Manuel em Julho de 2021.

Ficha artística:
Direção artística e dramaturgia: Maria Luís Cardoso
Direção e produção musical: Hugo Oliveira
Interpretação e co-criação: Daniel Silva e Pedro Quiroga
Espaço cénico: Bruna Campos e Francisco Campos
Produção: Agente a Norte | Sara Marques
Design gráfico: Gabriela Cardoso

Apoios: GDA
Excerto de texto a partir de “Entre Dois Campos de Milho” de Pedro Galiza


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191