Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

NO MIRA IMPROV FESTIVAL

11 Abr, 201412 Abr, 2014

O No MIRA Improv Festival visa promover e divulgar a nova música experimental e improvisada nas suas diversas vertentes e na sua dimensão multi-cultural. O sentido de descoberta e inovação reúne a presença de novos talentos emergentes desta área, assim como figuras reconhecidas e incontornáveis na história da improvisação das últimas décadas. Esta é uma musica viva e em constante mutação.

PROGRAMA
Carlos Zíngaro (violino) e Achim Kaufmann (piano)
Data: 11 de Abril de 2014 às 21h00
Eve Risser (piano) e Hugo Carvalhais (contrabaixo)
Data: 12 de Abril às 18h00

NOTAS BIOGRÁFICAS | ARTISTAS

Carlos Zíngaro, Lisboa (Portugal), 1948.
Violinista, compositor, artista visual, com residências nas Universidade de Wroclaw (Polónia), Creative Music Foundation (New York), Civitella Ranieri Foundation (Itália/USA). Pioneiro em Portugal na utilização das novas tecnologias na composição e interacção em tempo real, assim como nas relações som/movimento e “composição imediata”. Presença nos mais importantes festivais mundiais de “novas músicas”. Colabroações e discografia com Fred Frith, Joêlle Lèandre, Richard Teitelbaum, Derek Bailey, Otomo Yoshihide, Evan Parker, entre outros. “Compositor de cena” para variados espectáculos de dança e teatro, assim como assina bandas sonoras para cinema. Vários prémios discográficos internacionais, com mais de 60 edições. Fundador de colectivos de música e performance. Diversas exposições individuais e colectivas ao longo de quase 50 anos de actividade.
https://soundcloud.com/carlos-zingaro

Achim Kaufmann, Aachen (Alemanhã), 1962.
Pianista, improvisador e compositor baseado em Berlim. De 1996 a 2009 viveu em Amesterdão onde se torna conhecido internacionalmente na cena musical improvisada. Em inícios de 2000 realiza algumas itinerâncias internacionais com o trio Kaufmann/ Gratkowski/de Joode, uma unidade criadora de composições improvisadas com crítica aclamada. Em Berlim inicia novos grupos, destacando-se grünen (um trio de piano que conta com Christian Lillinger e Robert Landfermann), um trio com Axel Dörner e Okkyung Lee e, ainda, SKEIN (que conta com a presença de Gratkowski, de Joode, Okkyung Lee, Richard Barrett e Tony Buck). Recentemente concluiu a gravação de álbuns co-produzidos com Michael Moore e Thomas Heberer. Kaufmann encontra-se ainda envolvido num número multi-disciplinar de projectos, como com a dança e a poesia (este, em parceria com a sua esposa, Gabriele DR Guenther).
Realiza concertos a solo de forma regular. Actualmente preparar diversos lançamentos a solo. Destaca-se ainda a gravação com Mark Dresser, Jim Black, Han Bennink, Paul Lovens, George Lewis, Tobias Delius, Roger Turner, Tristan Honsinger, Urs Leimgruber, John Hollenbeck, Wolter Wierbos, Fay Victor, Thomas Lehn, Mark Helias, Chris Speed e Andrea Parkins.
achimkaufmann.com

Eve Risser, Paris, 1982.
A investigação musical de Risser é baseada na exploração de sons paradoxais de piano. Depois de concluir os seus estudos musicais em Paris e Baltimore, a artista experimenta o improviso e a composição. Fora de Paris, Risser envolve-se na criação de música contemporânea improvisada (com performances ao vivo) e na editora UMLAUT. Actualmente desenvolve projectos musicais em França e outros países. Destaca-se os projectos e co-produções: “The New Songs”, com Sofia Jernberg (SE), David Stackenäs(SE) e Kim Myhr (NO), “Donkey Monkey” com o baterista japonês Yuko Oshima e o trio En-Corps, com Benjamin Duboc e Edward Perraud. Risser colabora, ainda, com Jean-Luc Guionnet, a Orchestre National de Jazz de Daniel Yvinec, entre outros.
https://soundcloud.com/eve-risser

Hugo Carvalhais, Porto, 1988.
Carvalhais formou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes. Como contrabaixista estudou e participou em seminários com músicos como Ron Carter, Eddie Gomez, Hein Van de Geyn , Mario Pavone , Carlos Bica e Miroslav Vitous. Considerado em Portugal como um dos contrabaixistas mais talentosos e “sui generis” da sua geração, já fez parte de formações e acompanhou artistas como: Julian Arguelles, Emile Parisien, Dominique Pifarély, Sheila Jordan, Liudas Mockunas, Nuno Ferreira, Art Themen, entre outros. Em 2010 testemunhou o lançamento do seu primeiro CD como líder, “nebulosa”, que contou com a participação de Tim Berne, referência incontornável da música improvisada norte-americana. Editado pela Cleanfeed, uma das mais prestigiadas editoras da actualidade, “Nebulosa” foi considerado por um conjunto alargado de críticos nacionais e internacionais como um dos melhores discos de 2010 e foi escolhido entre os registros mais representativos da etiqueta Clean Feed pelo seu 10 º aniversário. Em 2012 é editado o seu segundo álbum intitulado ” Particula ” com os companheiros regulares (Gabriel Pinto, Mário Costa) e a participação de Dominique Pifarély (artista ECM) e Emile Parisien (artista ACT). Reunindo unanimemente a aceitação e elogio dos media nacionais e internacionais, “Particula” foi referênciado e considerado um dos melhores discos de jazz de 2012 pelo Jornal Público (Portugal), Jornal Expresso (Portugal), Suddeutsch Zeitung ( Alemanha), Cuadernos de Jazz (Espanha), San Diego Reader (EUA), JazzWrap (EUA), Downtown Música Galery (EUA), Jazz Magazine (França), Radio RAI 3 (Itália), etc.
http://hugocarvalhais.wordpress.com/


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191