de Aires Pires.
“NUS no PORTO”
O trabalho que Aires Pires apresenta não deixa de surpreender mesmo os que se consideram portuenses atentos. O objetivo a que se propôs foi fotografar as estátuas nuas da cidade, em grande parte invisíveis pelo lugar onde moram: no topo dos prédios, nos frisos altos dos edifícios, em átrios privados. A Menina Nua que domina a Praça da Liberdade com a Câmara em fundo é uma exceção que a torna um caso particular e, por isso, um ícone da cidade.
Para fugir de um nu associado ao erotismo e até ao obsceno, o nu esculpido segue canones idealizados que podem ser os dos corpos apolíneos ou representações em que os músculos são valorizados remetendo para a silhueta dos super-heróis geralmente associados ao trabalho.
As revelações que o fotógrafo apresenta levar-nos-ão a olhar, em muitos casos pela primeira vez, estes seres em granito e mármore que connosco habitam a cidade. Homens, mulheres e crianças oferecem-se na sua nudez tantas vezes censurada pelo algoritmo do facebook que cegamente reconhece volumes ignorando a matéria, a textura e a poesia.
A exposição está patente até ao dia 23 de dezembro de 3ª feira a sábado, das 15:00 às 19:00 no MIRA FORUM.
No dia da inauguração, acontece um concerto de jazz pelas 17:00.
Dados biográficos
Aires Pires licenciou-se me Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor de profissão, acabou por encontrar na fotografia a sua segunda paixão. Embora se dedique, especialmente, à fotografia da natureza, tem vindo a explorar outras áreas, como o retrato, a arquitetura e a escultura. Participou em exposições coletivas e realizou exposições individuais das quais se destacam:
“Testemunhos de Uma Objectiva”- Centro Cultural de Fão
“A Lampreia e o Cávado” e “Do Rio à Mesa” – Pelouro da Cultura da CM de Esposende
“Testemunhos de uma Objectiva II” e “ Macro Natura ” – Galeria Municipal Arménio Losa, Matosinhos
“Libélulas & Libelinhas” – Visionarium– Europarque, Santa Maria da Feira e no Parque Biológico de Gaia
Colabora, frequentemente, com escolas, organizando workshops sobre temas da natureza e expondo os seus trabalhos.
É, atualmente, administrador dos grupos: Répteis e Anfíbios em Portugal e Cogumelos em Portugal (facebook);
Tem, ainda, participado em vários concursos e publicado em revistas nacionais: Salão de Arte Fotográfica do Algarve, Volta ao Mundo, Fotodigital, Tempos livres – e em revistas internacionais, como por exemplo, nas revistas Chasseur D´Images e Kocie sprawy, entre outras.