Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

O Olho da Baleia_ Elena V. Cordero

Fev 19Mar 19

Há momentos na vida, em que algo inesperado nos leva a reagir e a enfrentar as coisas, que sem pensar, satisfazem a curiosidade oculta na nossa mente durante muito tempo.
Há muitos anos, recordo-me de ver uma fotografia de uma lula pelágica gigante e de pensar como seria por dentro, quão grandes seriam as suas células e como veria o animal. Possivelmente, essa curiosidade ainda habitava o meu subconsciente quando a 4 de fevereiro de 2019 descobri nas notícias televisivas que havia uma baleia encalhada na praia de Sopelana, a poucos quilómetros do meu laboratório na Universidade do País Basco, em Leioa.
Como dizia Picasso “a inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar” e no laboratório tínhamos tudo pronto para satisfazer a nossa curiosidade. Trabalhávamos com olhos, sim, mas de animais menores. Ter uma magnifica equipa de investigação tem sido crucial para esta investigação. Desde início as médicas Noelia Ruzafa, responsável pelos estudos de imuno-histoquímica, a Dra. Xandra Pereiro, responsável pela cultura de células da retina, e Ane Zulueta, que tinha chegado ao laboratório há algumas semanas e que fez os cortes histológicos; eu que fui responsável pela microscopia eletrónica de transmissão e de varrimento, além de coordenar e dirigir a pesquisa. Miguel de la Fuente ajudou-nos no manuseio das amostras durante os primeiros dias, e Alex Díaz e Alfredo Sarmiento, responsáveis pelos serviços de microscopia eletrónica e de RAMAN, contribuíram com os seus conhecimentos técnicos para capturar as melhores imagens.
(Elena Vecino Cordero)
Com a exposição O Olho da Baleia, Elena V. Cordero pretende dar a conhecer ao público a investigação em oftalmologia. Com a mesma finalidade, publicou três vídeos de animação sobre o tema disponíveis no youtube “Cómo ven las ballenas – Aprende con danio”.
Esta exposição já esteve patente em Morille (Salamanca),
Bilbao (Bizkaia Aretoa),
Zamora (Sala Exposiciones Teatro Ramos Carrión),
Zarautz (Guipúzcoa).
NOTA BIOGRÁFICA
Elena Vecino Cordero é licenciada em Belas Artes, doutorada em Biologia e catedrática em Biologia Celular. O objetivo da sua investigação é a neuroprotecção da retina e a identificação de bio marcadores nas lágrimas para caracterizar patologias oculares e neuro degenerativas.
Lidera um grupo multidisciplinar de investigação em Oftalmologia-Biologia Experimental (GOBE) http:// www.ehu.eus/gobe. Já dirigiu 16 teses de doutoramento, publicou mais de 130 artigos científicos internacionais, dirigiu mais de 70 projetos de Investigação nacionais e internacionais e colaborou com empresas farmacêuticas para o desenvolvimento e melhoria dos tratamentos do glaucoma.
A sua investigação recebeu vários prémios de organismos internacionais como da American Glaucoma Foundation (2004), Premio de la Fundación de la Lucha Contra la Ceguera FUNDALUCE (2004), Primer Premio Internacional de la ONCE (2005), Premio Fundación Alcon a la Excelencia de investigación en glaucoma (2015).
Desde 2012 é membro vitalício do Clare Hall College em Cambridge (Reino Unido) e em 2020 foi nomeada Professora da Iniciativa de Excelência na Universidade de Bordeaux (França).
Organizou e participou em várias exposições de arte em Morille BIDEA (Salamanca), ilustrou o livro Historia del teatro Inglés (Ed.ADE Teatro Madrid, 2013). Participou em programas científicos de televisão (Teknopolis), de rádio e realizou mais de 100 conferências científicas entre as quais se destaca “Arte, Ciencia y Sinestesia” no Guggenheim de Bilbao (2020) por motivo da exposição de Vasili Kandinsky.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191