Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Performance (em processo) “Encruzilhada” de Ana Vitória

Fev 12

Instalação perfomática Encruzilhada é um projeto de atravessamentos artísticos criado, dirigido e performado pela coreógrafa AnaVitória. Espaço imersivo que dialoga com a ideia de “Tenda Curativa”, aonde estarão instaladas peças escultóricas e relacionais, vídeo, performance e fotografias anônimas de rostos de mulheres com registros fotográficos dos anos de 1920 a 1970. Relicários afetivos recuperados pela artista em feiras de antiguidades e retrabalhados a partir dos relatos recolhidos nas residências artísticas com mulheres de comunidades portuguesas do norte e sul do país sobre suas práticas femininas,suas memórias afetivas, pulsões e seus imaginários.
Ficha Técnica
Criação, Direção e Performer – Ana Vitória
Pesquisa e Desenho de som – Nuno Veiga
Design de Luz – Nuno Patinho
Figurino – Lola Felipe
Vídeos – Rui Xavier
Cenotécnica da Instalação – Cristovão Neto
Design Gráfico –Clara Bevilaqua
Fotografia – Bruno Veiga
Assessoria de Imprensa e Social Media – Joana de Belém
Vídeo – Bruno Canas
Produção – Sara Lamares e Paulo Santiago/Fadas e Elfos Associação Cultural
Parcerias estratégicas: UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta), MIMA (Museu Internacional da Mulher), OMA (Observatório das Mulheres Assassinadas) e INET-MD (Instituto de Etnomusicologia- Centro de Estudos em Música e Dança – UL)
Residências Criativas: MIRA | Artes Performativas, JUM/Eixo Residências.
Coprodução: Teatro das Figuras, Faro
ENTRADA LIVRE!
Ana Vitória (1969-)
A coreógrafa e bailarina brasileira e portuguesa AnaVitória (1969) nasceu e desenvolveu parte da sua carreira artística no Brasil. Desde 2018 mudou-se para Portugal aonde vem dando continuidade a sua carreira artística-pedagógica, no entanto, sua presença na cena artística portuguesa vem se dando desde os anos de 1990 quando se apresentou em eventos como O Festival América – Latino – América na Culturgest – Lisboa em 1999 com dois espetáculos; Valises e Corpo-Provisório, no Teatro Malaposta- Lisboa em 2001 com a Temporada do seu espetáculo 1, Segun- do… e no Festival Lugar à Dança realizado pelaVo’Arte. Pós-doutorada em Artes da Performance (FMH-UL-Portugal) e Doutora em Artes – Performances do Corpo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coreógrafa premiada APCA (1997),Troféu MAMBEMBE (1998) e Prêmio RioArte de Dança (199). Bailarina e artista visual com foco na autoperformance e memórias autobiográficas. É Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso – Mestrado Profissional em Dança na Contemporaneidade e da Pós-Graduação Latto Senso em Preparação Corporal nas Artes Cênicas da Faculdade Angel Vianna – FAV/Brasil. Investigadora colaboradora pelo Inet-MD (FMH-UL-Portugal), Sens-Lab (Canadá) e NEPAA (Núcleo de estudos da Performance Afro-Ameríndia – Brasil)

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191