AMOR DE QUE SOU FEITO
Um excerto de um verso camoniano é o mote para homenagear a nossa essência. Alunos da Escola Básica da Ponte fazem da poesia coração e dos desejos estrelas que iluminam a vida.
A Escola Básica da Ponte situa-se em S. Tomé de Negrelos, no concelho de Santo Tirso. O seu projeto educativo – “Fazer a Ponte” – apresenta-se, há mais de quatro décadas, com práticas que se afastam do modelo tradicional. Na verdade, este projeto assenta em valores matriciais, como a responsabilidade, a autonomia, a solidariedade e a democraticidade, os quais sustentam a criação de uma diversidade de dispositivos pedagógicos.
Assim, a sua estrutura organizativa promove a participação ativa dos alunos na regulação da sua aprendizagem e a corresponsabilização de todos na organização e no funcionamento da Escola, em diálogo permanente com a comunidade. Os debates, a Assembleia e os múltiplos grupos de Responsabilidade são exemplos dessa implicação dos alunos, exercitando-se permanentemente uma filosofia inclusiva e cooperativa e o uso da palavra como instrumento autónomo da cidadania.
Com efeito, o espetáculo “Amor de que sou feito” resulta, neste contexto, da valorização da poesia e de outras artes, num processo de descoberta do poder da palavra e da expressão artística na construção da nossa identidade.