Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

O Porto na obra de Bernardino Pires | CONVERSA 2

Abr 9

| CONVERSA 2 |
9 de abril | 17:00
Álvaro Domingues e Pedro do Carmo Pacheco
No sábado acontece mais uma conversa integrada na exposição “O Porto na obra de Bernardino Pires”, patente até 30 de abril. A conversa será orientada por Catarina Ginja e terá como convidados Álvaro Domingues e Pedro do Carmo Pacheco.
São as PONTES da cidade do Porto um dos motivos que mais atraiu a atenção do olhar de Bernardino Pires.
O Pedro do Carmo Pacheco concebe-as e constrói com o olhar cuidado de quem une dois pontos geograficamente afastados. O Álvaro Domingues descreve-as chamando a nossa atenção para os espaços que nos separam. Será, seguramente, mais um motivo de boa conversa o que nos reúne à volta do olhar do fotógrafo.
NOTAS BIOGRÁFICAS
ÁLVARO DOMINGUES
Álvaro Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1994. Desde 1999 é docente do mestrado integrado e do curso de doutoramento. É também membro do Conselho Científico. Como investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP, tem desenvolvido uma actividade regular de investigação e publicação no âmbito de projectos com a Fundação Calouste Gulbenkian, com a Fundação Ciência e Tecnologia, com a CCDR-N, CCDR-C, com a Xunta da Galiza, com a Escola Técnica Superior de Arquitectura da Coruña, com a Erasmus Iniversity of Rotterdam-EURICUR, com o Club Ville Aménagement – Paris; com o CCCB, Barcelona, com a Universidade Técnica de Barcelona-Arquitectura, com a Universidade de Granada – Planeamento e Urbanismo, com as Universidade Federal de S. Paulo e do Rio de Janeiro-Brasil, com as Universidades do Minho e Coimbra, com os municípios de Guimarães e Porto, com a Ordem dos Arquitectos, com a Fundação de Serralves e a Fundação da Juventude, entre outros. No CEAU-FAUP a sua actividade centra-se na Geografia Humana, Paisagem, Urbanismo e Políticas Urbanas, quer em termos de investigação, quer em termos de assessoria externa e formação.
PEDRO PACHECO
Pedro Pacheco é Professor Convidado pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal) sendo responsável pela disciplina de Pontes. Em 1991 licenciou-se em Engenharia Civil, ramo de Estruturas, na FEUP, onde em 1993 concluiu o Mestrado e, em 1999, o Doutoramento. A sua Tese de Doutoramento “Pré-Esforço Orgânico – um exemplo de sistema efector”, foi distinguida em 2001 como uma das duas melhores Teses Internacionais em Estruturas pela FIB (Fédération Internationale du Béton). Recebeu em 20 anos diversas distinções e prémios a nível nacional e internacional.
É autor de dezenas de publicações nacionais e internacionais e Revisor de artigos científicos em revistas científicas como o Journal of Bridge Engineering (ASCE – American Society of Civil Engineers) e Structural Engineering International (IABSE – International Association For Bridge And Structural Engineering), entre outros. Presentemente ocupa também o cargo de Presidente da Comissão 4 (Métodos para Construção de Pontes) da IABSE.
É CEO da BERD, empresa especializada de engenharia de Pontes, que com mais de 98% de atividade de exportação está hoje presente em 5 continentes com uma tecnologia inovadora a nível mundial, patenteada em mais de 60 países. Em 2016 foi responsável pela criação da BERD-MBS, Unidade de Pontes Modulares da BERD que já forneceu mais de 150 pontes.
OUTRAS CONVERSAS
| CONVERSA 3 |
16 de abri | 17:00
João Habitualmente e Paulo Moura
23 de abril | 17:00
Apresentação do livro
“A Cidade do Porto na obra
do fotógrafo Bernardino Pires”
José Eduardo Reis | Maria Luísa Malato | Mário Augusto
Exposição patente de 26 março a 30 abril | quarta-feira a sábado das 15:00 às 19:00
Apoios:
COMPETE 2020; PORTUGAL 2020; União Europeia – Fundo de coesão.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191