PRESENTES! Africanos e Afrodescendentes no Porto
de José Sérgio
“Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto” pretende constituir um primeiro registo fotográfico da atual presença africana e afrodescendente no Porto, documentando uma comunidade que parece estar em franco crescimento e em franca diversificação, apesar da escassez de instrumentos estatísticos e/ou sociológicos capazes de mensurar e caracterizar este fenómeno relativamente recente.
Este projeto deseja contribuir para a crescente visibilização e plena inscrição no espaço público de uma comunidade que, não possuindo embora a dimensão, a solidez ou a organização formal e informal da presença africana e afrodescendente da Área Metropolitana de Lisboa, é cada vez mais inegavelmente parte do tecido social, cultural e político da cidade.
Alguns dados biográficos do autor
José Sérgio. Nasceu em Maputo em 1970. Enquanto crescia, fez muito desporto e algum teatro, mas acabou por fixar-se na fotografia, que veio a ser a sua atividade profissional. Ainda em Moçambique, iniciou-se como fotógrafo na Editora Escolar INDE e trabalhou como fotojornalista para vários órgãos de informação, paralelamente a outros trabalhos de produção e edição fotográfica.
Entre 1996 e 1999, integrou a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras como supervisor operacional e responsável pela cobertura fotográfica de programas de combate à cólera. Já em Portugal, foi fotojornalista do semanário Blitz de 2000 a 2006 e do semanário Sol entre 2006 e 2015.
Atualmente, é fotógrafo freelancer. “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto” é a sua segunda exposição individual; Em 2019, expôs “A Viagem que Guerra Junqueiro nunca fez” na Casa-Museu Guerra Junqueiro, no Porto.
Exposição integrada no MIP – Mês da Imagem do Porto
Apoios:
DGARTES
Câmara Municipal do Porto