Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos

PRIMROSE: um outro Porto Atlas _ Manuel Valente Alves

Mai 7Jun 11

s lagos, o fogo –, aquilo que verdadeiramente torna a pólis sustentável. Ao contrário do “PORTO ATLAS: um livro de fotografia”, que mapeia e identifica as ruas, as praças, os jardins, as pontes, a arquitetura da cidade, através de 18 passeios, em PRIMROSE o Porto revela-se na exuberância da sua natureza, sem referências toponímicas ou topográficas explícitas. Esteticamente, PRIMROSE é também um gesto de amor pela cidade, um louvor às sombras, com os subtis cambiantes de beleza que elas criam na natureza, que propiciam meditação e bem-estar. Sem uma relação equilibrada com o mundo natural, a cidade, luminosa construção humana, palco da vida política, económica e cultural, e com ela a humanidade, dificilmente sobreviverão.
Video, HD, 21’ 35’’
Curadoria: Manuela Matos Monteiro
Exposição patente de 7 de maio a 11 de junho, de quarta a sábado das 15:00 às 19:00
Nota biográfica
MANUEL VALENTE ALVES (Abrantes, Portugal) vive e trabalha em Lisboa. É formado em Medicina pela Universidade de Lisboa. O seu trabalho como artista visual tem-se desenvolvido em torno do conceito de paisagem, problematizando as suas relações com o corpo, a memória e a política. Utiliza uma grande variedade de técnicas e suportes (pintura, desenho, fotografia, vídeo, filme e instalação) através dos quais cria séries, exposições e outros projectos, nomeadamente para edição em livro e na web.
Desde 1983, realizou cerca de três dezenas de exposições individuais e participou em mais quarenta exposições coletivas em importantes museus, galerias e outras instituições culturais, dentro e fora de Portugal. A sua obra visual encontra-se representada em numerosas coleções privadas, museus, bibliotecas e outras instituições culturais.
O seu interesse pelo pensamento e prática interdisciplinares tem-no levado a desenvolver, paralelamente à sua prática artística, trabalho de investigação e de curadoria nas áreas da história, da filosofia e da museologia, ligando arte, ciência, medicina e cultura visual. Neste âmbito, é autor, editor e co-editor de cerca de duas dezenas de livros, tem feito palestras, a convite de universidades, museus, sociedades científicas e outras instituições culturais, em Portugal e no estrangeiro, e organizado colóquios e conferências interdisciplinares. Foi comissário de mais de uma dezena de exposições institucionais, cruzando arte e ciência.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191