Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Quinta Nómada | performance e documentário

23 Nov, 2017

Quinta Nómada | performance e documentário
“EFÍGIE | NATUREZA MORTA!”, performance de Flávio Rodrigues
“Rompendo os Muros da Prisão II”, documentário de Luísa Pinto e Caroline Maia
Quinta-feira, 23 de novembro, 21h.
Programação: Hugo Cruz

“EFÍGIE | NATUREZA MORTA!”
Apresentação de ações em modo sequencial (não expostas a uma narrativa linear ou qualquer cronologia), exploradas ao longo deste ano em torno do projeto intitulado Efígie.
Este projeto desenvolveu-se a partir de analogias propostas por reflexões em torno da ideia de extinção, onde a natureza é exposta enquanto sujeito primordial e central para as várias manifestações decorridas ao longo do ano: performativas, sonoras ou visuais.
Na urgência de pontos de encontro entre as ações – Efígie, Efígie | Dilúvio das águas mortas, Efígie | Chorus Landscape – emerge um lugar comum, o do abismo e do salto para com o encontro de uma diluição essencial e de base, a ser apresentada nas quintas nómadas no MIRA artes performativas.

“Rompendo os Muros da Prisão II”
A encenadora Luísa Pinto reuniu uma equipa de oito reclu­sos dos dois estabelecimentos Prisionais de Santa Cruz do Bispo, ala feminia e masculina, mas cinco dos quais inimputáveis, com cinco atores profissionais e dois músicos numa investigação teatral inédita, que contou com apresentações publicas, no MIRA FORUM. Este projeto foi objeto de estudo da sua tese de Doutoramento a estudos Teatrais e Performativos que está a realizar na Universidade de Coimbra. Este documentário revela os seis meses do processo da peça “O Filho Pródigo”, de Helder Wasterlain e João Maria André. que culminou em duas emotivas apresentações públicas e fora dos muros da prisão.
O filme é realizado por Caroline Maia e Luísa Pinto, a encenadora que há anos vem trabalhando esta temática do Teatro enquanto meio privilegiado de integração e onde se insere este projecto, que é agora objecto da sua tese de Doutoramento.

O evento enquadra-se na iniciativa “Quintas Nómadas” que se iniciaram em Setembro de 2016 e acontecem todos os meses sempre às 5ª feiras, no MIRA artes performativas, em horário e espaço “nómadas” abordando linguagens artísticas diversas, improváveis e em constante mutação.
As “Quintas Nómadas” são dedicadas essencialmente às artes performativas com a programação de Hugo Cruz.


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191