Aconteceu na quinta-feira, 27 de setembro 2018 pelas 21h30 no MIRA artes performativas, mais uma Quinta Nómada, com “A Visita do Sr. Engenheiro” de António Domingos.
Programação: Hugo Cruz
Esta sequência de alguns dos mais conhecidos poemas de Álvaro de Campos tem vindo a ser apresentada em público por António Domingos sob a designação “A Visita do Sr. Engenheiro”.
Nesta performance a personagem fala-nos da sua náusea e da sua vontade de “comer o universo para o despejar na pia”, dos versos que escreve “a dizer que não tem nada que dizer”, afirma-se “doido, com todo o direito a sê-lo”, confessa que tem sido “ridículo, absurdo”, e “vil, literalmente vil”… Assume-se “vadio e pedinte a valer”, sem a defesa de “poder ter opiniões sociais”, e fala-nos do tempo em que “tinha a grande saúde de não perceber coisa nenhuma”, quando “fazer anos era uma tradição de há séculos”… Por fim, ao longo de um extenso monólogo, tece considerações sobre a vida, a morte, a metafísica e a inutilidade de versos e tabuletas…
O evento enquadra-se na iniciativa “Quintas Nómadas” que se iniciaram em Setembro de 2016 e acontecem todos os meses sempre às 5ª feiras, no MIRA artes performativas, em horário e espaço “nómadas” abordando linguagens artísticas diversas, improváveis e em constante mutação. As “Quintas Nómadas” são dedicadas essencialmente às artes performativas com a programação de Hugo Cruz.
Apoio: Nómada, Art & Public Space