Rico Schwartzberg no MIRA FORUM
PROGRAMAÇÃO: ADORNA Galeria
para o MIP – Mês da Imagem do Porto
O realizador Rico Schwartzberg estará presente na apresentação de três curtas-metragens da sua autoria:
“Civilização ao Luar”
“Marlene”
“Terra Maravilhosa”
Após a sua projeção o realizador conversará com os presentes
Sobre os filmes
A Civilização ao Luar
Os desenhos originais nasceram do fascínio de Cristóvão pela beleza das civilizações antigas, juntamente com a perceção de que a beleza se desvanece e uma tristeza que não dura para sempre. Com o desejo de captar uma sensação de saudade do passado, Christopher visionou civilizações sem pessoas, às três da manhã, onde o mundo é escuro e tudo parecia estar parado. No final, a luz da lua é realmente o tema desta visão.
Para concretizar o estado de espírito, os desenhos foram feitos com uma caneta de gel de prata em papel Canson Noir. Não há uso de linhas: as imagens são construídas com pontos para criar uma sensação etérea.
Os desenhos foram então animados por Rico numa série de vinhetas que honravam o humor sombrio e silencioso e respiravam um fluxo contemplativo da história nestas visões de realizações humanas passadas.
Marlene
O encantamento de Christopher com insectos e especialmente louva-a-deus foi trazido à vida num divertido formato de filme B, ambientado com música country ocidental. O cenário do conto é o sul da Califórnia onde Marlene tem sucesso, dificuldades e um enorme apetite, mas conquista tudo com o seu espírito indomável. O espírito da lenda de Hollywood Billy Wilder informa muitas das cenas.
A animação de Rico honra o espírito ousado da personagem de Marlene e a natureza caprichosa das ilustrações de Christopher.
Terra Maravilhosa
Alice no País das Maravilhas está profundamente enraizada na consciência coletiva do mundo dos contadores de histórias, tal como a sua metáfora central de cair por uma toca de coelho num mundo irreconhecível de maravilha e espanto. Alice, a personagem principal, é frequentemente teimosa, irritável e combativa. A Rainha é aterradora e está aqui imaginada como uma versão de 1950 da Rainha Isabel com um temperamento terrível. Os desenhos foram criados para inspirar uma realidade de sonho e são animados para honrar a qualidade surreal da história.
NOTA BIOGRÁFICA
Rico Schwartzberg, fotógrafo e realizador americano, vive e trabalha em São Francisco, EUA. Oriundo do mundo da moda, constrói editoriais. As suas fotografias estão presentes em diversas publicações internacionais como Surface, Vivabeleza, Zink, Essence & SOMA e em peças publicitárias para clientes como Sony Music, Bergdorf Goodman, Neiman Marcus, Levi Strauss & Co., Gaggenau e The Gap.
Leciona fotografia de moda editorial e técnica Photoshop avançado na Academia de Arte da Universidade de São Francisco, CA, EUA.
O MIP – Mês da Imagem do Porto – tem o apoio da CMP – Câmara Municipal do Porto