TAMANHO M
Tamanho M é um programa que se apresenta invariavelmente nas segundas quartas-feiras de cada mês, pelas 21:30 no MIRA | artes performativas
A partir de um desejo comum, tanto da Manuela Matos Monteiro que já desde há algum tempo tentava encontrar um modo de desenvolver um programa neste sentido, como também da parte de Ana Rocha que tem vindo a trabalhar e pesquisar tanto ao nível da criação como na programação que efetuou em colaboração com Jorge Gonçalves, na MEZZANINE – estrutura dirigida por ambos -, nomeadamente no MARIAS (http://mezzanine.pt/marias/).
O convite para este projeto, surge da vontade das duas em colaborar e dar continuidade a um trabalho que necessita de lugar para discussão continua e seu consequente registo/arquivo.
Qual o papel da voz da Mulher na Cultura, nas Artes, na Educação, na Política, na Sociedade, na Economia à escala do país e à escala familiar, na dimensão Humana deste universo que se dita contemporâneo?
Que abordagens são feitas ao tema, que perguntas são colocadas, que olhares são feitos sobre estas figuras e que espaços existem onde estão activas efectivamente?
TAMANHO M procura de algum modo convidar-nos a refletir sobre estas silhuetas, numa tentativa de elevar e iluminar os “palcos” onde se afiguram estas Mulheres.
PROGRAMAÇÃO: Manuela Matos Monteiro e Ana Rocha
SESSÕES do Tamanho M
Sessão #1 – dia 10 de janeiro, 21:30
* a primeira sessão é dedicada ao GAMP – Grupo Autónomo das Mulheres do Porto. Este grupo foi fundado no último trimestre de 1977 e mantendo-se ativo até ao início da década de 80. Algumas ativistas do GAMP darão a conhecer a história de um grupo que marcou a história do movimento das mulheres portuguesas e que apesar do seu papel permanece pouco conhecido.
Mderação: Ana Rocha
Sessão #2 – 14 de fevereiro – “O cinema e as cineastas portuguesas”
Sessão #3 – 14 de março – “As novas cartas portuguesas”