Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Tamanho M | 5ª Sessão – As mulheres na produção e gestão das artes do espetáculo

7 Mai, 2018

As mulheres na produção e gestão das artes do espetáculo
Na sessão de maio do Tamanho M propomos-nos conhecer melhor o mundo da gestão e produção de espetáculos designadamente as questões comuns que se colocam a pessoas que trabalham em contextos/instituições diferentes. São cada vez mais as mulheres a ocuparem funções nesta área profissional. Neste mundo artístico, estará presente a desigualdade de género? Se sim, como se manifesta essa desigualdade?

Para nos ajudarem a pensar estas e outras questões convidamos três mulheres:
* Ana Carvalho
* Inês Barbedo Maia
* Vânia Rodrigues

A moderação está a cargo de Ana Rocha

Programação do Tamanho M: Manuela Matos Monteiro e Ana Rocha

Ana Carvalho
É desde setembro de 2014 diretora do projeto Armazém 22 e consultora de projetos culturais para a CIM do Alto Minho. Trabalha como gestora cultural desde 1999 em diversas entidades do setor. Entre julho de 2011 e julho 2014 foi Subdiretora-geral da
Direção-Geral das Artes (DGArtes), lugar que assume após dirigir a Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas – ADDICT. Em 2008, é convidada para coordenar os projetos europeus e as Relações com a Comissão Europeia no âmbito do Eixo Atlântico. Em 2006, coordena cientificamente a 1a Pós-graduação em Marketing de Artes no Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Tem mestrado em Arts Management, pela City University, Londres, e licenciatura em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Inês Barbedo Maia
Termina o curso de Teatro – Produção/Direção de Cena na ESMAE em 1998. Entre 1998 e 2007 foi Diretora de Cena do Rivoli Teatro Municipal, chefiando a equipa de DC e cumprindo frequentemente as funções de Coordenação Técnica. Participou, como Chefe e Diretora de Produção, em várias curta metragens, produzidas pela Hélastre: Aos Papéis & Os Meus Mortos, Antes de Amanhã, Imitação, Pas Perdus e Preto e Branca e, pela Suma Filmes: A Piscina; participou nas longa metragens de Paulo Rocha Vanitas e Olhos Vermelhos como Chefe de Produção. Assumiu a Direção Técnica do Festival Internacional de Marionetas do Porto em 2007 e de Serralves em Festa ’07 para a Cassiopeia – Desenvolvimento de Projetos Culturais. Enquanto elemento da Comissão Organizadora do Festival SET – Semana das Escolas de Teatro (2008 a 2017) foi responsável pela Produção Executiva, orientando os cerca de 40 alunos e voluntários que participam neste festival. Concebeu e coproduziu o projeto CADEIA, para a comemoração do Dia Internacional do Museus de 2007, no Centro Português de Fotografia. Foi responsável pela produção e coordenação geral do projeto LA DOUCE, uma ópera da autoria de Emmannuel Nunes, para a Casa da Música. É coautora e produtora do projeto TELL 1 artista = 1 euro estreado em 2008 e cujas edições seguintes foram realizadas em 2010 e 2011 com o apoio da DGArtes. Professora convidada, no Curso de Teatro/Produção e Design – Direção de Cena e Produção, desde 2007.
Em 2009 funda a empresa Pé de Cabra, Lda.
Entre Novembro de 2014 e Julho de 2016 assume a direção de produção do FITEI.
É desde Abril de 2010 Diretora de Produção do FIMP.
Recentemente tem colaborado com várias estruturas e companhias no desenvolvimento de objetos artísticos e na gestão de projetos.
Colabora regularmente com várias estruturas culturais fazendo consultadoria, produção e direção de cena. 

Vânia Rodrigues
Gestora Cultural. Formadora e consultora em planeamento estratégico e programação cultural, prepara actualmente tese de doutoramento em Estudos Artísticos – Artes Performativas, na Universidade de Coimbra, sob orientação de Fernando Matos Oliveira (UC) e Cláudia Madeira (FSCH-UNL), sob o tema “MODUS OPERANDI – A nova ecologia de produção, gestão e criação nas artes performativas”.
Anteriormente, foi responsável pela estratégia, gestão e circulação internacional da companhia mala voadora, e pela programação do espaço próprio da companhia na Rua do Almada, no Porto (2013-2018). Assessora Estratégica da Artemrede, rede de teatros municipais da região de Lisboa e Vale do Tejo, conduziu os trabalhos de elaboração do seu Plano Estratégico 2015-2020 e coordenou a conferência internacional e a edição do livro ‘Políticas Culturais para o Desenvolvimento’. Consultora e Coordenadora de Formação na Setepés, trabalhando com diversas instituições culturais como a EGEAC e o TNDMII em Lisboa ou o CCVF, em Guimarães.
Licenciou-se em Estudos Europeus pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e concluiu o Mestrado em Políticas Culturais e Gestão Cultural pela City University of London (2009). É Membro do ENCATC – European Network on Cultural Management and Policy e da European House for Culture e integra, desde Julho de 2017, o Conselho Municipal de Cultura da cidade do Porto.
vaniamariarodrigues@gmail.com
https://biccristalescritanormal.blog/


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191