As mulheres no teatro – a propósito dos 23 anos da Escola de Mulheres
A ESCOLA de MULHERES – OFICINA DE TEATRO – foi criada em 8 de Março de 1995 em Lisboa por um conjunto de mulheres que partilhavam o sentimento do papel de subalternidade da mulher sobretudo nas áreas que envolviam decisões. O objetivo desta Escola de Mulheres foi “privilegiar a criação e o trabalho feminino no Teatro e promover e divulgar uma nova dramaturgia de temática e escrita femininas, quer nacional, quer estrangeira”.
Fernanda Lapa é uma figura incontornável na história desta Oficina de Teatro assumindo atualmente a sua direção artística. A sessão deste mês contou com a sua presença acompanhada por outras duas mulheres do teatro: Luisa Pinto e Margarida Carvalho. A moderação coube a Manuela Matos Monteiro.
Esta sessão integrou-se no FITEI.
A programação do Tamanho M é da responsabilidade de Manuela Matos Monteiro e Ana Rocha
DADOS BIOGRÁFICOS
FERNANDA LAPA
Fernanda Lapa é diretora artística, encenadora e atrizIniciou-se no T.A.U.L. (Teatro dos Alunos Universitários de Lisboa) em 1962. Foi fundadora da Casa da Comédia onde se estreou como actriz sob a direcção do Dr. Fernando Amado na peça de Almada Negreiros “Deseja-se Mulher”. É com essa mesma peça que se estreia como encenadora também na Casa da Comédia em 1972.Desde então tem dirigido espectáculos de Teatro, Teatro-Dança e Ópera. Paralelamente tem desenvolvido acções pedagógicas na área do Teatro e do Cinema e trabalhado como actriz em Teatro, Televisão e Cinema.
Tese de licenciatura sobre o “Actor Português” (1965). Foi Professora Catedrática na Unversidade de Évora onde dirigiu o Departamento de Artes Cénicas.
Em 1979 foi bolseira da SEC na Polónia onde trabalhou com Szajna e Zigmunt Hubner na Escola Superior de Encenação de Varsóvia. Estagiou no Teatro Laboratório de Grotowski, no Teatro Contemporâneo de Wroclaw e no Teatro Stary de Cracóvia.
Em 1995 é co-fundadora da “Escola de Mulheres-Oficina de Teatro” de que é diretora artística, projecto que pretende privilegiar a criação e o trabalho feminino no teatro.
Foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro de Mérito Cultural.
LUÍSA PINTO
Luisa Pinto é encenadora, é mestre em Teatro pela Escola Superior Artística do Porto. Doutoranda em Estudos Teatrais e Performativos na Universidade de Coimbra. É professora de Teatro e investigadora no Centro de Estudos Arnaldo Araújo-FCT. É Diretora Artística da Companhia de Teatro Narrativensaio-AC. Companhia que alia a criação artística a preocupações sociais e éticas. Levou à cena mais de 30 peças. Os seus espetáculos circulam por todo país e também a nível internacional como Espanha e Brasil. As suas criações marcam presença regularmente em festivais de teatro como o FITEI, Festival de Almada, Serralves em Festa entre outros. Desenhou figurinos para várias companhias de teatro, e para filmes, entre eles “Alice” de Marco Martins. Além da encenação, assina também a cenografia os figurinos de todos os seus espetáculos. Entre 2007 e 2015 foi Diretora Artística do Teatro Municipal de Matosinhos, Constantino Nery. Foi ideóloga e Diretora Artística do “Cena Contemporânea de Matosinhos em Português – Festival de Teatro”. Desde 2006 que investiga e realiza projetos de Teatro em Contexto Prisional.Foi autora e apresentadora de programas de Televisão para a RTPN. Foi diretora de imagem de canais de Televisão como RTPN, MTV Portugal e Porto Canal. Foi co-realizadora do Documentário “Rompendo os Muros da Prisão.
MARGARIDA CARVALHO
Margarida Carvalho nasceu em Braga, onde iniciou em 1999 o seu percurso enquanto atriz com o Sindicato de Poesia. Trabalhou com o Teatro Aquilo na Guarda, de 2000 a 2001. Nesse mesmo ano inicia o curso de Teatro na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto, que termina em 2005. Desde então trabalha como atriz de Teatro, Cinema e Televisão. Prémios: 2011 Prémio de melhor Acting no 48h Filme Project 2010 Prémio Autores RTP/SPA de Melhor Atriz de Cinema com o filme Veneno Cura 2010 Nomeação para os Globos de Ouro na categoria de Melhor Atriz de Cinema 2006 Menção Honrosa no Fast Ford Filme Festival.
TAMANHO M
TAMANHO M é um programa de conversas sobre as questões que se colocam às mulheres nas mais diversas áreas de atividade e de vida. O programa Tamanho M apresenta-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, no MIRA | artes performativas.