Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Tamanho M | 7ª Sessão – As Mulheres no Mundo da Fotografia

14 Nov, 2018

A sessão do Tamanho M do mês de novembro foi dedicada ao papel das mulheres no mundo da fotografia.
Na quarta-feira, 14 de novembro pelas 21h30 no MIRA artes performativas, Manuela Matos Monteiro esteve à conversa com Lara Jacinto, Lauren Maganete e Violeta Santos Moura.

Programação do Tamanho M: Manuela Matos Monteiro e Ana Rocha

Alguns dados Biográficos
LARA JACINTO
Lara Jacinto é fotógrafa, vive e trabalha no Porto. Formou-se em design multimédia e mais tarde em fotografia. Trabalha como fotógrafa freelancer, focada sobretudo em projetos de fotografia documental. Fotojornalista freelancer, colabora regulamente com imprensa (Jornal Público, Monocle, der Zeit, Wall Street Jornal, le Correspondente). Tem trabalhos publicados em Architectural Review, CNN, Spiegel, Lens Culture, C 41 magazine, Aint-Bad Magazine, Vice Italy, Trienal de Arquitectura de Lisboa, VSCO, Jornal dos Arquitectos, entre outos. Colabora com várias instituições públicas e privadas, tais como Volkswagen, C3 Creative Code and Content GmbH, LigthBox,, Parachute, Made UK, 4see, Coliseu. Assume a direção de comunicação, fotografia e documentação da Skrei arq. Paralelamente tem estado envolvida em projetos individuais e coletivos. O seu trabalho é frequentemente exposto e publicado em Portugal e no estrangeiro. Em 2014, fundou com mais três fotógrafos o COLECTIVO, um coletivo dedicado a projetos de fotografia documental.

LAUREN MAGANETE
Lauren Maganete nasceu em Bragança em 1970 e estudou no Porto, licenciando-se em Gestão e Administração de Empresas . É fotógrafa oficial da C. M. de Vila Nova de Gaia desde 2009. Tem trabalhos publicados em diversas revista e jornais, nacionais e internacionais. Participa regularmente em exposições individuais e coletivas: Madrid, Lisboa,Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Bragança, Braga, Ovar, Águeda e Cerveira. Trabalha como fotógrafa freelancer, colaborando com diversas instituições e empresas. A sua obra encontra-se em diversas coleções públicas e privadas. Em 2016 foi a portuguesa mais classificada do Mira Mobile Prize, promovido pelo Mira Forum. Participou como artista convidada e a concurso, na Bienal de Gaia de 2015 e 2017. Em 2018 conquista o prémio Aquisição na XX Bienal Internacional de Arte de Cerveira Sobre o trabalho artístico que desenvolve, Lauren Maganete refere: “As fotografias guardam o movimento único de cada qual, ampliam idiossincrasias, perpetuam a ligação que é feita entre o que somos e o chão, passando assim a ser sempre o palco”. laurenmaganetephotography@gmail.com https://shairart.com/colecoes/outras-viagens-imaginadas-72

VIOLETA SANTOS MOURA
Fotojornalista e jornalista freelancer, nasceu em Vila Real (1983). Depois de vários anos em Telavive e Jerusalém como correspondente freelancer para a Agência LUSA e Radio France Internacional, Violeta enveredou pela reportagem visual sobre a forma do fotojornalismo. Desde então as suas reportagens fotográficas e escritas têm-na levado desde Portugal e Espanha, durante a crise económica europeia, até ao Médio Oriente, para cobrir o conflito Israelo-Palestiniano e até Cachemira para retratar o domínio militar por parte da Índia sobre a população civil e o território de Caxemira 70 anos depois da chegada das tropas indianas ao território himalaio. De volta a Portugal, procura debruçar-se sobre o seu país ao mesmo tempo que continua o seu trabalho internacional. Em 2017 Violeta foi distinguida pelos editores da revista TIME como uma de “34 mulheres fotógrafas a seguir” a nível mundial. O seu trabalho tanto fotográfico como escrito tem sido publicado pela Al Jazeera, Foreign Affairs, Newsweek [Japão], Courrier International, Rhythms Monthly [Taiwan/Formosa], Profil [Áustria], Il Reportage [Itália], Informatìon [Dinamarca], El País [Espanha], The Week [EUA], The International Business Times, Sydney Morning Herald [Austrália], Aftenposten Innsikt [Noruega], Woz Die Wochenzeitung [Suíça], Haaretz [Israel], RFI — Radio France Internationale, Agência LUSA, La Vanguardia [Espanha], Diario ABC [Espanha], entre outros.


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191