Na sessão de setembro do Tamanho M, inspiradas pela Feira do Livro no Porto propusemo-nos conhecer melhor a situação das mulheres no mundo da edição e comercialização dos livros. São muitas as mulheres que optam por esta área profissional e, por isso, fez sentido procurar saber se neste mundo estará presente a desigualdade de género e, se sim, como se manifesta essa desigualdade. No Tamanho M já debatemos com as nossas convidadas o papel da mulher no cinema, na produção e gestão das artes, no teatro, na academia, na música, na fotografia, no jornalismo, … Para nos ajudarem a conhecer e a pensar o lugar das mulheres editoras e livreiras convidamos três mulheres: * Aida Suárez Gutierrez * Andrea Peniche * Dina Ferreira
Programação do Tamanho M: Manuela Matos Monteiro e Ana Rocha
Alguns dados biográficos
AIDA SUAREZ
Aida Suárez é gestora cultural, formadora e livreira, tendo trabalhado também como bibliotecária. Nos últimos anos centra a sua atividade profissional na formação livre em literatura e línguas, formações desenvolvidas entre a teoria e a prática, sempre com metodologias participativas. Desde 2015 coordena o projeto de divulgação literária, a Confraria vermelha Livraria de Mulheres.
ANDREA PENICHE
Andrea Peniche é natural de Vila do Conde (1974). Estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e fez mestrado em Estudos de Género, apresentando uma dissertação sobre aborto. É editora de profissão e ativista feminista.
DINA FERREIRA
Dina Ferreira da Silva, 75 anos, é natural de V. N. de Gaia, licenciada em L.L.M. Português/Francês e pós-graduada em Ciências Documentais, Biblioteconomia. Trabalhou como documentalista e lecionou Português e Francês no ensino secundário. Como empresária organizou informaticamente bibliotecas – escolares e da Escola Superior de Enfermagem de Bragança – e artigos da revista O Tripeiro. Foi responsável pela Poetria, livraria de poesia e teatro, de 2003 a 2017.