Como usar as redes socias?
Neste wks procurou-se explorar as potencialidades das redes sociais, dando especial atenção às mais usadas: o facebook e o instagram.
O objetivo principal desta sessão foi partilhar as melhores formas de estar nas redes de forma segura e eficaz. Explorarou-se as varias funcionalidades e potencialidades procurando ajudar a definir uma forma de estar nas redes que seja lúdica e instrutiva.
Os conteúdos do workshop visaram:
• Discutir a definição de conteúdos tendo em conta os interesses e motivações pessoais: o que publicar e quando publicar;
• Esclarecer o protocolo de relação: quem aceitar como amigo, como seguir uma pessoa, como inibir acessos …
• Discutir a oportunidade dos “gosto” e dos comentários;
• Como partilhar e como partilhar publicações
• Grupos e páginas no facebook – como criar (objetivos, manutenção, interações), como pertencer (critérios e comportamentos)
• Como usar as mensagens privadas
• Como usar as redes sociais para publicar os trabalhos fotográficos
• ….
Formadora: Manuela Matos Monteiro
Calendário – sábado, 17 de março, 9:30 – 12:30
Alguns dados biográficos
MANUELA MATOS MONTEIRO nasceu e vive no Porto. Estudou Filosofia e Psicologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi professora do ensino secundário, formadora de professores tendo desempenhado várias funções para o Ministério da Educação como consultora e auditora. É autora, desde meados da década de 80, de vários livros de Psicologia, Psicossociologia, Metodologia de Projeto e Pedagogia publicados pela Porta Editora.
Coordenou o NETPROF – Clube dos Professores Portugueses na Internet; dirigiu a revista 2:PONTOS, dedicada a questões de educação. Para além da participação em congressos e conferências com comunicações, é autora de artigos e ensaios em várias publicações. É formadora de formadores.
Desenvolve desde a década de 70 trabalho fotográfico tendo participado em exposições coletivas e individuais. É coautora com João Lafuente da exposição que assinalou os 250 anos da Região Demarcada do Douro. “Douro: o tempo e a terra” esteve exposta na Assembleia da República juntamente com obras de Siza Vieira e José Rodrigues. A exposição percorreu a região do Douro, esteve patente no Parlamento Europeu em Bruxelas, em Paris, Bordéus, Maputo, Beira e outros locais.
Tem vários prémios em concursos e expôs trabalhos seus em Florença, Berlim (duas bienais de fotografia 2013 e 2016), Miami, Kansas City entre outras. Integrou vários júris em concursos nacionais e internacionais. É responsável pela organização e coordenação de cinco edições do concurso internacional MIRA Mobile Prize.
Dirige desde outubro de 2013, com João Lafuente, as galerias Espaço MIRA, MIRA FORUM e desde abril de 2017 a galeria MIRA | artes performativas.