Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Visita orientada à exposição “O Olho da Baleia”

Mar 19

A exposição “O Olho da Baleia” de Elena V. Cordero, reúne a dimensão científica e a dimensão artística. A autora é licenciada em Belas Artes, doutorada em Biologia e catedrática em Biologia Celular. Uma baleia que morre na praia, e Elena, que lidera um grupo multidisciplinar de investigação em Oftalmologia recolher, recolhe os olhos da baleia para com a sua equipa estudar a forma como o cetáceo perceciona o mundo. As fotografias que expõe são capturas fotográficas dos tecidos a partir de um microscópio. Com a exposição O Olho da Baleia, Elena V. Cordero pretende dar a conhecer ao público a investigação em oftalmologia.
É fascinante a explicação que a autora de forma entusiástica proporciona aos visitantes. Por isso, convidámo-la a guiar-nos no último dia da exposição.
Apareçam!
Sábado, dia 19, 15:00, no MIRA FORUM
NOTA BIOGRÁFICA
Elena Vecino Cordero é licenciada em Belas Artes, doutorada em Biologia e catedrática em Biologia Celular. O objetivo da sua investigação é a neuroprotecção da retina e a identificação de bio marcadores nas lágrimas para caracterizar patologias oculares e neuro degenerativas.
Lidera um grupo multidisciplinar de investigação em Oftalmologia-Biologia Experimental (GOBE) http:// www.ehu.eus/gobe. Já dirigiu 16 teses de doutoramento, publicou mais de 130 artigos científicos internacionais, dirigiu mais de 70 projetos de Investigação nacionais e internacionais e colaborou com empresas farmacêuticas para o desenvolvimento e melhoria dos tratamentos do glaucoma.
A sua investigação recebeu vários prémios de organismos internacionais como da American Glaucoma Foundation (2004), Premio de la Fundación de la Lucha Contra la Ceguera FUNDALUCE (2004), Primer Premio Internacional de la ONCE (2005), Premio Fundación Alcon a la Excelencia de investigación en glaucoma (2015).
Desde 2012 é membro vitalício do Clare Hall College em Cambridge (Reino Unido) e em 2020 foi nomeada Professora da Iniciativa de Excelência na Universidade de Bordeaux (França).
Organizou e participou em várias exposições de arte em Morille BIDEA (Salamanca), ilustrou o livro Historia del teatro Inglés (Ed.ADE Teatro Madrid, 2013). Participou em programas científicos de televisão (Teknopolis), de rádio e realizou mais de 100 conferências científicas entre as quais se destaca “Arte, Ciencia y Sinestesia” no Guggenheim de Bilbao (2020) por motivo da exposição de Vasili Kandinsky.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191