Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Workshop de Fotografia Mobile

24 Fev, 2018

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA MOBILE
São hoje incontestadas as potencialidades dos dispositivos móveis na captura e edição de fotografias. Neste workshop, pretendeu-se de forma muito prática explorar essas potencialidades através do recurso a aplicações fáceis de usar e que permitem a cada utilizador criar o seu próprio estilo.

PROGRAMA
1 – o lugar da fotografia mobile no quadro da fotografia contemporânea
2 – a constatação da diversidade de possibilidades de expressão a partir da análise dos catálogos das 5 edições do Mira Mobile Prize.
3 – exploração das potencialidades das aplicações (APPs) na captação das imagens (camera nativa android e IOS)
4 – exploração das potencialidades das APPs mais sugestivas na edição etratamento das imagens – a Snapseed como modelo. Sugestão de outras possibilidades.
5 – captação de imagens em diferentes situações
6 – tratamento e edição das imagens captadas
7 – partilhar imagens nas redes sociais. Como e onde o fazer: Facebook, EyeEm, Instagram, New Era Museum …
8 – consistência na construção e partilha das nossas fotografias.

Sessões:
– Sábado das 9:30-13:30
– Marcação de uma outra sessão com os formandos

Equipamento necessário
– Smartphone ou Tablet com sistema operativo Android ou iOS

Valor de inscrição: 30€
Informações e inscrições: miraforum@miragalerias.net ou por mensagem privada na página do MIRA FORUM

Sobre a orientadora
Manuela Matos Monteiro estudou Filosofia e Psicologia na Universidade do Porto, foi professora do ensino secundário, formadora de professores tendo desempenhado várias funções para o Ministério da Educação. É autora de vários livros de Psicologia, Psicossociologia e Pedagogia publicados pela Porta Editora. Coordenou o NETPROF – Clube dos Professores Portugueses na Internet e dirigiu a revista 2PONTOS. Para além da participação em congressos e conferências com comunicações é autora de vários artigos e ensaios em várias publicações.
Desenvolve desde a década de 70 trabalho fotográfico, tendo frequentado várias formações especializadas e participado em exposições coletivas e individuais. Tem vários prémios em concursos e já expôs em Portugal, Bruxelas (Parlamento Europeu), Moçambique (Maputo e Beira), França (Paris e Bordéus), Florença, Berlim (duas bienais de fotografia 2013 e 2016), Miami, Kansas City entre outras. Tem feito parte de júris nacionais e internacionais de concursos de fotografia e vídeo.
Dirige desde 2013, com João Lafuente, as galerias Espaço MIRA, MIRA FORUM e desde abril de 2017 a galeria MIRA | artes performativas.

Facebook – Manuela Matos Monteiro
Instagram – @manuelamatosmonteiro