Espaço Mira
Mira Forum

MIRA | artes performativas, um espaço aberto à experimentação

O MIRA | artes performativas apresentou-se à cidade a 25 de Abril de 2017.

Na sequência da programação dedicada às artes performativas, no contexto mais global do projeto MIRA, surge este espaço pensado de raiz para acolher propostas nesta área programática. Tem como principal objetivo a criação, dinamização e apresentação de projetos na área das artes performativas. Destaca-se o desenvolvimento de residências artísticas com apresentação de espetáculos e/ou exercícios numa lógica de abertura à criação dos jovens criadores (individualmente ou em coletivo), contribuindo para o reforço de uma programação orientada para a experimentação.

Pretende-se com este espaço criar possibilidades de apresentação de diferentes linguagens das artes performativas, o cruzamento multidisciplinar, de artistas/coletivos com percursos diferenciados, agentes culturais diversos e públicos heterógenos. Perspetiva-se o MIRA | artes performativas, simultaneamente, como um objeto/espaço de criação e de apresentação de projetos em diferentes estádios dos processos criativos abertos ao confronto com o público.

Este espaço, pelo formato em que se desenha, está intimamente ligado ao território onde se situa privilegiando projetos baseados no pensamento independente como suporte para práticas artísticas estruturadas e sustentadas, arriscando-se no domínio da criação experimental.

As suas linhas programáticas assumem as mesmas premissas sendo flexíveis e atentas aos fluxos e dinâmicas de artistas/coletivos nacionais e internacionais. As “Quintas Nómadas” funcionam como a programação âncora do MIRA | artes performativas. Acontecem todos os meses sempre às quintas-feiras em horário e espaço “nómadas” contemplando abordagens artísticas diversas, improváveis e em constante mutação.
Hugo Cruz