Fechar
CARNE DO UMBIGO
Maria Rezende
MIRA Galerias | MIRA artes performativas
Evento
18.05.2017
Carne do Umbigo é uma performance multimédia que cruza poesia e videoarte, construindo um universo sensorial onde palavra, corpo e imagem se entrelaçam. A partir de poemas retirados dos três livros publicados de Maria Rezende, a criação propõe uma viagem íntima e visceral pelo território da memória, da identidade e da experiência do feminino.
Em cena, a voz e a presença da artista desdobram-se em diálogo com projeções visuais, criando um espaço híbrido onde o texto poético ganha novas dimensões performativas. A palavra deixa de ser apenas dita para ser também habitada, expandida e confrontada com a imagem em movimento.
Entre o íntimo e o político, Carne do Umbigo afirma-se como um gesto de exposição e resistência, onde o corpo se torna lugar de inscrição poética e o umbigo — símbolo de origem e ligação — se transforma em eixo de reflexão sobre pertencimento, memória e existência.
Nota Biográfica
Maria Rezende é poeta, performer, editora de cinema e televisão e celebrante de casamentos. Publicou os livros "Substantivo Feminino" (2003), "Bendita Palavra" (2008) e "Carne do Umbigo" (2015).
Com a sua poesia recebeu elogios de Manoel de Barros, Eduardo Galeano e Ferreira Gullar. “É poesia substantiva mesmo. A mulher inteira dentro das palavras. Poesia é fenômeno de linguagem do que de ideias. Isso você sabe. Sendo assim, você é poeta”, elogiou Manoel de Barros sobre o seu livro de estreia.
Nos seus quase vinte anos de vida literária, já apresentou trabalho no Brasil e em Portugal. O seu trabalho influenciou o escritor Marcelino Freire, que diz na orelha de Carne do Umbigo: “Tua poesia, mulher, me faz caminhar. Sem peso, sou depois dela, para a eternidade, um outro sujeito. Minha costela, meu esqueleto. Eu te mando meus ossos por completo. Toda vez que te ouço recitar teus versos. Eu fico bambo, bobo. Fico elétrico.