Fechar
Quem Canta o Mal Espanta | A Cantiga é uma Arma
MIRA Galerias | MIRA FORUM
Exposição
6.04—8.06.2024
Exposição EPHEMERA | MIRA FORUM
É difícil dizer uma revolução e a do 25 de Abril ainda é mais porque fugiu aos modelos que a História descreve. Há subtis realidades que escaparam às narrativas maiores e o tempo, lentamente, tem-nas trazido ao de cima. Filtradas, decantadas, as causas profundas da rutura de 40 anos de ditadura aparecem como realidades que pareciam menores mas que, afinal, tiveram um papel importante na formação de uma consciência cívica, de uma cidadania crítica que trouxe para a rua um país em busca da liberdade.
É neste contexto que nos propomos explorar o papel que o projeto /revista Mundo da Canção (MC) teve na formação de tantos adolescentes e jovens adultos, hoje septuagenários ou mais adiantados no tempo. O MC é muito mais do que uma revista de música que agregou concertos, tertúlias, festivais porque para lá desta componente “material” está todo um património imaterial que atuou nas dimensões mais intangíveis da ação política e social. Em 19 de dezembro de 1969 sai o primeiro número de O Mundo de Canção, fundado por Avelino Tavares (falecido em 24 de setembro de 2023) com a capa dedicada ao padre Francisco Fanhais. No editorial, desenha as intenções do projeto que se revelou polifónico, multivariável, comprometido com a causa da liberdade.
A exposição documental parte do acervo do Arquivo Ephemera – doado pelo Avelino Tavares – que conta com milhares de documentos que ilustram o percurso de um projeto com múltiplas vertentes.
O objetivo desta exposição é dar a conhecer o lugar do MC na história da Revolução de Abril. Será também uma oportunidade para homenagear Avelino Tavares que acompanhou a elaboração deste projeto de contar a MC, mas que infelizmente não pode vivê-lo. A memória é uma certa forma de vida e aqui estamos para a registar e divulgar.
ARQUIVO EPHEMERA
Esta exposição é mais uma prova da importância do Arquivo EPHE-MERA que permite contar realidades que escapam às fontes formais de registo da História. Neste tempo de celebração da Revolução de Abril, o Arquivo EPHEMERA disponibilizou materiais para mais de 50 iniciativas em Portugal e no estrangeiro no que pode ser considerado um verdadeiro serviço público.
Reforçamos o apelo para que não se deite fora espólios, livros, periódicos, manuscritos, panfletos, fotos, objetos... Se participa em manifestações ou outros registos sociais onde a vida pública seja objeto, reco-
lha os materiais de divulgação e entregue-os ao EPHEMERA.
Na região do Porto, as entregas podem ser feitas no MIRA. No site do EPHEMERA – ephemerajpp.com – estão registadas moradas de outras regiões onde se pode fazer doações.
Curadoria: Manuela Matos Monteiro, João Lafuente
Consultores: José Pacheco Pereira, Manuel Vitorino, Rita Maltez
Esta exposição integra o projeto (IN)visibilidades e Derivas e tem o apoio da DGARTES.